Aços para Transformação de Plásticos

Perguntas Fundamentais

    

No processo de concepção do molde, os projetistas (desde a etapa de desenho do produto) estão envolvidos em importantes tomadas de decisões, as quais, mais cedo ou mais tarde, se relacionarão com o tipo de material a ser escolhido para molde. Algumas perguntas auxiliam na escolha do material:


Quão importante será o acabamento superficial? Será necessário um polimento espelhado ou óptico?

Em certos casos o custo do polimento pode chegar a 30% do custo total para fabricação de um molde. O resultado obtido depende da extensão da área a ser polida, das técnicas de polimento utilizadas e de vários outros fatores, como a pureza do aço (tipo, distribuição, quantidade e tamanho de inclusões não metálicas), a homogeneidade, a dureza e o tratamento térmico realizado.
As inclusões não metálicas são reduzidas a um valor mínimo se o material passar pelo processo de ESR (refusão) durante sua fabricação, aumentando-se assim a homogeneidade do aço em questão.


O molde receberá texturização? Diversas partes texturizadas serão montadas formando um conjunto único, como em interiores de veículos, por exemplo?

Os resultados obtidos durante a texturização não dependem somente do tipo de aço e da técnica e processo utilizados. A maneira como o material foi processado (usinagem, tratamento térmico, etc) durante a fabricação do molde também é de grande importância, sendo assim é fundamental observar os seguintes pontos:
» Se vários insertos com o mesmo padrão de textura serão montados no mesmo molde, é interessante que para a sua confecção seja utilizado o mesmo material (se possível do mesmo bloco);
» É importante se realizar um alívio de tensões após a usinagem de desbaste, antes da usinagem de acabamento;
» Superfícies erudidas devem ser sempre retificadas, lixadas e/ou polidas antes da texturização, caso contrário a presença de camada branca oriunda da eletro-erosão influenciará na qualidade da textura;
» Nos casos onde há necessidade de nitretação, esta deve ser feita sempre após a texturização;
» A área superficial da cavidade do molde aumenta bastante com a texturização, o que pode causar problemas de extração, sendo assim é importante consultar o especialista em texturização para definição do melhor plano angular.


O plástico a ser processado é corrosivo, abrasivo ou ambos?

O nível de resistência ao desgaste exigido dependerá do tipo de plástico processado, da quantidade de aditivos, do tamanho do lote a ser produzido, das tolerâncias, etc.
Quanto à corrosão, a superfície da cavidade não se deterioraria facilmente se o ritmo de produção fosse constante e com alta velocidade. Normalmente a corrosão nos moldes pode ser atribuída a:
» Certos plásticos podem emitir agentes corrosivos durante o processamento, por exemplo o ácido hidro clórico no caso do PVC. Este efeito pode ser minimizado não se ultrapassando a temperatura de moldagem recomendada para este material, em torno de 160°C.
» O meio de resfriamento pode ser corrosivo, o que pode resultar na diminuição da eficiência na retirada de calor e até mesmo fechar o canal de refrigeração.Produções em atmosfera úmida e/ou corrosiva e a estocagem prolongada podem causar danos na superfície dos moldes devido à condensação de água.


Qual o tamanho do lote a ser produzido? Quão críticas são as tolerâncias?

Estas respostas são especialmente importantes desde que a quantidade a ser produzida possa causar desgaste no molde e afetar outras propriedades exigidas, como o grau de acabamento, tolerâncias dimensionais, etc.